WARNING This site uses cookies. When browsing the site you are consenting to its use. Learn more about the use of cookies.

Frequently Asked Questions

go back to list

Defeitos de Construção

30/08/2016

Defeitos de Construção

[+] O que são vícios e defeitos de construção?

Os vícios e defeitos de construção podem ser falhas técnicas que podem tornar o imóvel impróprio para o uso ou diminuir o seu valor, ou falhas que podem por em causa a saúde e segurança dos moradores ou de terceiros.

 

[+] Qual o prazo de garantia legal de uma construção?

A garantia legal de uma construção é de 5 anos. 

Para que a reparação dos defeitos possa ser efectuada dentro deste prazo, é conveniente que a primeira Administração faça uma vistoria geral ao edifício, verificar se existem infiltrações, rachas ou problemas nas instalações eléctricas e hidráulicas, organizando uma lista dos problemas das áreas comuns e pedindo aos condóminos que informem igualmente sobre os existentes nas suas fracções autónomas. 

Convém ter em atenção que a realização de obras de melhoria no prédio durante os cinco anos iniciais podem retirar a validade da garantia da construção, por alteração dos itens inicialmente garantidos.

 

[+] O que fazer quando o construtor se negue a reparar os defeitos de construção?

Enviar ao construtor uma carta registada com aviso de recepção enumerando os defeitos encontrados, designadamente respeitantes ao isolamento e pinturas interiores e exteriores, e relativos às canalizações de água ou gás, dando um prazo para a respectiva resposta. 

Na ausência de resposta ou no caso de recusa de responsabilidades por parte do construtor, deve ser solicitada à Câmara Municipal uma vistoria, com vista a obter o correspondente auto relativo à salubridade e segurança do prédio (nos termos do art.º 89.º, n.º 2, e 90.º, ambos do Decreto-Lei n.º 555/1999, na redacção actual do Decreto-Lei n.º 177/2001, de 04 de Junho, e nos termos da alínea c), do n.º 5, do artigo 64.º, da Lei n.º 169/1999, de 18 de Setembro), por forma a adquirir prova dos defeitos. 

Deverá ser efectuada reclamação do construtor junto do Instituto Nacional da Construção e Imobiliário (INCI), podendo igualmente ser feita queixa junto de associações de defesa dos consumidores. 
Toda a correspondência recebida e expedida deverá ser guardada e todos os contactos efectuados deverão ser registados, para eventual instrução de acção judicial, a qual pode ser feita em nome do condomínio.