WARNING This site uses cookies. When browsing the site you are consenting to its use. Learn more about the use of cookies.

Frequently Asked Questions

go back to list

Diferente utilização de Fracções

30/08/2016

Diferente utilização de Fracções

[+] Os condóminos podem opor-se ao arrendamento para armazém de uma fracção destinada a garagem?

Sim, se no título constitutivo da propriedade horizontal constar como garagem o fim a que se destina a fracção. Neste caso os condóminos podem pedir judicialmente a declaração da ineficácia do contrato de arrendamento e a cessação imediata da utilização da fracção para fim diverso do inicialmente previsto.

 

[+] Se o título constitutivo nada disser quanto ao fim a que se destina qualquer fracção é possível fazer a alteração do uso?

Sim, desde que tal seja deliberado em Assembleia de Condóminos, devendo a alteração ser aprovada por maioria de dois terços, e desde que exista uma licença emitida pela Câmara Municipal para a alteração da utilização.

 

[+] A assembleia de condóminos pode deliberar sobre a afectação de uma parte comum do prédio, por exemplo, o sótão, a determinada fracção autónoma, sem que todos os condóminos estejam presentes?

Não. O título constitutivo da propriedade horizontal não pode ser modificado sem o consentimento de todos os condóminos e a realização de uma escritura pública, sob pena de nulidade (artigo 220.º do Código Civil). 

Assim, a deliberação da Assembleia que pretenda atribuir ao sótão um regime diferente do previsto no título constitutivo, sem cumprir estes requisitos representa uma violação da legislação e implica a nulidade da deliberação.

 

[+] Um proprietário de uma fracção destinada a habitação pode arrendá-la para consultório médico?

Não. O uso a que a fracção se destina está expresso no título constitutivo da propriedade horizontal, vinculando os seus proprietários, presentes e futuros. O proprietário que dê destino diverso à sua fracção, por intermédio de contrato de arrendamento, está a violar o disposto no art.1422º, n. º2, alínea c), do Código Civil, pelo que os restantes condóminos podem pôr termo à situação, por implicar a nulidade do contrato de arrendamento. 

A alteração do uso da fracção para outro fim só pode ser feita por acordo unânime dos restantes condóminos, modificndo por escritura pública o titulo constitutivo da propriedade horizontal, e depois de obtida, junto da respectiva Câmara Municipal, a alteração à licença de utilização da fracção em questão.

 

[+] Pode uma garagem ou arrecadação ser vendida separadamente?

Sim, se a garagem ou arrecadação em causa constituírem fracções autónomas, nada impedindo que sejam vendidas, nomeadamente a pessoas estranhas ao condomínio, visto os condóminos não gozarem do direito de preferência na alienação das fracções.

 

[+] Pode a mesma fracção ser vendida a mais de um adquirente?

A mesma fracção pode ser vendida a dois ou mais adquirentes que passam a ser comproprietários de toda a fracção. No entanto, não podem estes dividir a fracção em novas fracções autónomas, sem autorização da assembleia de condóminos aprovada sem oposição e correspondente alteração no título constitutivo constante de escritura pública.