WARNING This site uses cookies. When browsing the site you are consenting to its use. Learn more about the use of cookies.

Frequently Asked Questions

go back to list

Dívidas ao Condomínio

30/08/2016

Dívidas ao Condomínio

[+] Se um condómino se recusar a pagar as despesas de conservação ou fruição das partes comuns, como o obrigar a pagar?

A cobrança de encargos resultantes da conservação das partes comuns, devidamente aprovados em Assembleia de Condóminos, compete ao administrador. Se o condómino não efectuar o pagamento da sua quota-parte nas despesas, o administrador deve instaurar uma acção executiva contra o devedor, constituindo, para tal, título executivo as actas das reuniões da Assembleia de Condóminos que tiverem determinado o montante daquelas despesas. Igualmente deverá ficar claramente identificado em acta o devedor, bem como a sua fracção e o valor da dívida em causa.

 

[+] O que pode o administrador fazer para cobrar quotas de condóminos renitentes?

Estando os condóminos legalmente obrigados a pagar os montantes e as despesas que tenham sido deliberadas em Assembleia de Condóminos, legalmente aprovadas e comunicadas a todos os condóminos, deverá o administrar enviar ao condómino renitente uma carta demonstrando inequivocamente os montantes em dívida e manifestando obrigatoriedade da sua boa cobrança. 

Se tal não for suficiente, o administrador deverá mover a competente acção executiva, pedindo por via judicial o pagamento integral das importâncias devidas por cada condómino, acrescidas de eventuais penas pecuniárias previstas no Regulamento de Condomínio, custas processuais e de patrocínio jurídico que se revele indispensável.

 

[+] Quando da venda de uma fracção, quem deve pagar as dívidas que existam ao condomínio no momento da escritura, o novo proprietário ou o antigo?

Tem sido entendimento maioritária da jurisprudência portuguesa que o condómino só adquire este estatuto perante o condomínio no momento da celebração da escritura de compra e venda da fracção, e que só a partir dessa altura é que lhe advêm os direitos e obrigações a ela relativos. Isto significa que, existindo dívidas anteriores referentes a despesas de conservação e fruição das partes comuns, estas são dívidas contraídas pelo anterior proprietário, pelo que deverão ser por este liquidadas.