WARNING This site uses cookies. When browsing the site you are consenting to its use. Learn more about the use of cookies.

Frequently Asked Questions

go back to list

Propriedade Horizontal

30/08/2016

Propriedade Horizontal

[+] O que é a propriedade horizontal?

Diz-se que um prédio se encontra em regime de propriedade horizontal quando todas as suas fracções se encontram autonomizadas, ou seja, são distintas e independentes, com saída para a via pública ou para uma parte comum do prédio.

 

[+] Quais os documentos necessários para a constituição de um prédio em propriedade horizontal?

 Documento emitido pela Câmara Municipal que declara que as fracções autónomas respeitam os requisitos legais; 
 Caderneta predial emitida pela Repartição de Finanças; 
 Certidão do registo predial emitida pela Conservatória do Registo Predial.

 

[+] O que é o título constitutivo da propriedade horizontal?

O título constitutivo da propriedade horizontal é o documento que comprova que um prédio ou conjunto de prédios se encontrar no regime de propriedade horizontal, sendo este documento formalizado por escritura pública. 

Neste documento consta a descrição das várias fracções do prédio, sendo fixado o valor de cada fracção expresso em percentagem ou permilagem. 

O título constitutivo pode ainda conter a menção do fim a que se destina cada fracção ou parte comum, o Regulamento do condomínio, e a previsão do compromisso arbitral para a resolução dos litígios emergentes da relação de condomínio.

 

[+] O título constitutivo pode ser modificado?

O título constitutivo apenas pode ser alterado por escritura pública e desde que haja acordo de todos os condóminos. Estes devem assinar a escritura pública, podendo ainda o administrador, em representação de todos os condóminos assinar a escritura pública (para isso, o acordo tem que constar da acta assinada por todos).

 

[+] O título constitutivo pode ser declarado nulo?