WARNING This site uses cookies. When browsing the site you are consenting to its use. Learn more about the use of cookies.

Frequently Asked Questions

go back to list

Regulamento do Condomínio

30/08/2016

Regulamento do Condomínio

[+] O que é o Regulamento do Condomínio?

Segundo o art.º 1429.º do Código Civil o regulamento do condomínio é um documento que contém as regras sobre o uso, fruição e conservação das partes comuns.

 

[+] É obrigatória a existência do regulamento do condomínio?

Só é obrigatória a existência do regulamento quando o prédio tenha mais de quatro condóminos.

 

[+] A quem compete a elaboração do regulamento?

O regulamento deve ser elaborado pela assembleia de condóminos, ou pelo administrador, se aquela não o tiver feito, a menos que tenha sido integrado no título constitutivo da propriedade horizontal.

 

[+] Quem fica sujeita às regras contidas no regulamento?

 Todos os condóminos/proprietários; 
 Os arrendatários das fracções 
 Os comodatários, ou seja, aqueles que vivem na fracção por empréstimo; 
 Os usufrutuários, isto é, aqueles que têm o direito de viver na fracção sem a poderem vender.

 

[+] O que deve constar do regulamento do condomínio?

Para além das regras relativas ao uso, fruição e conservação das partes comuns do prédio, o regulamento deve ainda e regular o exercício da funções de administração, prevendo a situação de falta ou impedimento do administrador ou de quem, a título provisório, desempenhe as funções deste.

 

[+] A aprovação do regulamento do condomínio necessita de unanimidade?

A unanimidade não é necessária para aprovação do regulamento, desde que este não esteja contido na escritura pública de constituição de propriedade horizontal (título constitutivo). Assim, o regulamento do condomínio pode, ao abrigo do art.º 1429.º-A, do Código Civil, ser aprovado pelas maiorias deliberativas legalmente exigíveis à assembleia de condóminos, desde que não regulamente sobre matérias que, de acordo com a lei, exijam aprovação por unanimidade.

 

[+] O regulamento de condomínio pode ser modificado?

Se o regulamento estiver contido no título constitutivo, formalizado por escritura pública, só pode ser modificado com acordo de todos os condóminos, e também por escritura pública. Já o regulamento aprovado pela assembleia ou elaborado pelo administrador é modificável por deliberação simples da assembleia de condóminos, desde que regularmente constituída.