WARNING This site uses cookies. When browsing the site you are consenting to its use. Learn more about the use of cookies.

Frequently Asked Questions

go back to list

Outras Questões

30/08/2016

Outras Questões

[+] Como é calculada a permilagem?

Por regra geral, o valor da permilagem é obtido através do título constitutivo do regime da propriedade horizontal. 

A permilagem ou percentagem de cada uma das fracções indicadas no título constitutivo deriva tão só de um negócio jurídico, formalizado por escritura pública, que convenciona o valor relativo de cada uma das fracções. 

Ainda que os valores possam ter por base, entre outros possíveis indicadores, a respectiva área ocupada por cada fracção, o seu valor é sempre produto de uma convenção negocial. 

Ou seja, duas fracções com a mesma área poderão ter valores distintos se, por exemplo, estas se destinarem a fins diversos, ou se, por exemplo, os acabamentos interiores forem diversos.

 

[+] Instalação de televisão por cabo:

Quando se tratam de prédios pequenos, por vezes em assembleia, os condóminos decidem instalar a rede de televisão por cabo, de forma colectiva, normalmente para beneficiarem de descontos ou promoções dos fornecedores do serviço. 

No entanto, se apenas um ou alguns dos condóminos requererem o serviço, serão eles os responsáveis pelas custas da instalação respectiva. 

No caso de prédios mais antigos, é necessário solicitar autorização à Administração do Condomínio, pois o fornecedor dos serviços terá de utilizar as partes comuns, para proceder à instalação. Convém, portanto, que o condómino não tome qualquer iniciativa antes de obter a dita autorização. 

Já no caso de prédios mais recentes, construídos na conformidade com o Decreto-Lei 292/91, de 13 de Agosto, o qual no seu Artigo 6.º obriga à instalação de uma caixa de entrada para acesso à distribuição da TV Cabo, qualquer condómino tem o direito de mandar instalar o serviço na sua fracção.

 

[+] É possível instalar câmaras de videovigilância no condomínio?

É possível instalar sistemas de recolha de imagens, mas como tal implica um tratamento de dados pessoais, é necessário notificar a Comissão Nacional de Protecção de Dados. Mesmo que todos os condóminos estejam de acordo, a CNPD tem de autorizar previamente a instalação das câmaras.